5 dicas para divulgar sua marca em vídeo

De fato, os vídeos são a forma de divulgação que mais ganha popularidade dentro do marketing. Além disso, essa pode ser uma forma bastante dinâmica e eficiente de atrair o público. Mas, para obter o resultado desejado, o vídeo precisa de uma certa atenção especial na hora de ser planejado e produzido. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a desenvolver vídeos mais assertivos a fim de divulgar sua marca.

01 – Capriche na qualidade do vídeo que vai divulgar sua marca

Lembre-se sempre: tudo o que você posta nas redes sociais da sua empresa, de alguma forma reflete o que ela é. Logo, vídeos com baixa qualidade, desfocados, mal iluminados ou com áudio ruim não passam uma boa impressão.

Por isso, é fundamental que você dedique um tempo na elaboração do vídeo que vai divulgar sua marca, e tome alguns cuidados técnicos na hora de gravar. Atualmente, a maioria dos smartphones desempenham um bom papel quando o assunto é qualidade da imagem, mas tudo pode depender do ambiente da gravação. Se for um lugar muito escuro, pode esquecer – procure uma iluminação natural ou invista em equipamentos, como ring lights.  Ademais, ter um microfone externo também é importante para captar o áudio de maneira mais direcionada e limpa, sem a interferência de ruídos externos.

Atenção aos formatos

Também é importante que você esteja atento aos formatos de vídeos exigidos por cada rede social, e alguns programas simples podem ajudar bastante na hora de ajustar as proporçõe. Por exemplo, o IMove, ou o Windows Movie Maker.

  • No Facebook, existem duas opções: Paisagem e Retrato. Ou seja, na horizontal 1200 x 630 px e na vertical 1080 x 1350 px. A duração e o tamanho máximo dos vídeos suportados pela plataforma são de 240 minutos e até 4 GB.
  • No Instagram existem três possibilidades: Feed, Stories ou Reels. Para o Feed, a resolução é de 1080 x 566 px horizontal, ou vertical com 1080 x 1350 px, com o limite de até 60 segundos. Para stories, a resolução precisa ser 1080 x 1920 px, com um limite de 15 segundos. Já para o Reels, o tamanho é o mesmo dos Stories, com a diferença de duração, que pode ser de até 30 segundos.
  • O Youtube oferece maiores possibilidades de formatos e tamanhos, mas o recomendado é ficar nos 1280 x 720 (720px) ou 1920 x 1080 (1080px), sendo que o arquivo pode ter até 12 horas de duração e, no máximo, 128 GB.

02 – Duração do conteúdo

Como vimos na dica anterior, algumas redes sociais permitem postar um material bastante extenso, mas lembre sempre de evitar isso! Entre as características mais apreciadas pelos consumidores de vídeos está o conteúdo enxuto, que consegue transmitir informações mais condensadas, em pouco espaço de tempo.

Sempre tenha em mente que o seu público recebe centenas de informações diariamente. Portanto, essas pessoas querem extrair o máximo possível de informação. Por isso, é importante que seu conteúdo vá direto ao ponto, e um bom roteiro pode ser fundamental durante esse desafio.

03 – Dinamismo sempre

Pensando que o material precisa ser enxuto para melhor aceitação da audiência, boa parte dessa sensação pode ser dada na edição. Trabalhe com uma linguagem simples e dê agilidade e dinamismo para o vídeo, colocando alguns cortes, como imagens de exemplos. Mesmo se o seu assunto for complexo, explore ilustrações e uma linguagem mais lúdica para facilitar a compreensão.

Se puder, invista na Bring Filmes para a inserção de animações, gráficos e exemplos dinâmicos na tela, isso deixará o seu vídeo melhor ainda. Se o seu vídeo for um tutorial, temos boas dicas nesse Blog post de como se sair bem com esse tipo de produção.  E lembre-se: quanto mais atrativo for o seu material, maior será o público que ele vai atingir.

04 – Testar é importante

Depois de todo o material gravado e finalizado, faça um teste antes de começar a divulgar sua marca. Mande para alguns amigos que tenham o perfil parecido com o seu público alvo, e peça por feedbacks. Assim, você terá um vislumbre de qual será a melhor forma de apresentar o material, ou possíveis alterações, já que é de extrema importância que seu conteúdo seja bem interpretado pela audiência.

05 – Divulgue muito

Comece por onde achar mais confortável. Praticamente todas as redes sociais possuem um suporte e uma aceitação incrível para vídeos. Mas, sempre coloque tudo no Youtube também. Mesmo que ele não seja a principal rede de comunicação da sua marca, é um ótimo lugar para extrair links compartilháveis e alcançar novos públicos. Além disso, também é possível promover o ranqueamento dos vídeos nos mecanismos de busca. Dessa forma, eles podem ser encontrados por internautas que estão pesquisando pelo assunto do vídeo no Google, por exemplo. Portanto, se a sua marca ainda não tem, crie um canal no Youtube imediatamente.

Compartilhe no Facebook, Intagram, em blogs, no Twitter, no Linkedin da empresa. E, lembre-se de criar versões específicas para cada uma, como por exemplo usar o Instagram para publicar teasers. Conquiste cada vez mais público apostando em conteúdos diversificados, dinâmicos e interativos.

A Bring filmes possui experiência não só em criar vídeos, como também divulgá-los da forma mais assertiva. Entre em contato conosco, ou então, até o próximo Blog post.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados *

Abrir chat
Olá precisa de ajuda?