Whiteboard Animation: 5 vantagens deste tipo de vídeo

Você conhece Whiteboard Animation ou Drawn my Life? Mesmo não conhecendo por nome, tenho certeza que você já assistiu a algum vídeo nesse formato. O termo em inglês Whiteboard Animation significa “animação em quadro branco”. Tratam-se, portanto, daqueles vídeos em que a mão do ilustrador aparece desenhando as telas ao mesmo tempo que o narrador vai contando a história.

Essas animações são bastante utilizadas para apresentar conteúdos educativos, pois lembram a dinâmica de aulas. Afinal, o professor usa a lousa como complemento de suas explicações em classe. No entanto, ao contrário das palestras em instituições de ensino, o vídeo não exige que os alunos corram para copiar a matéria antes que apaguem a lousa. Caso não dê tempo de absorver parte do conteúdo, basta pausar, voltar ou assistir novamente. 🙂

Enfim, por ser bastante didático, esse formato de vídeo é muito empregado em estratégias de marketing de conteúdo. Principalmente na etapa de nutrição dos leads no inbound marketing, por exemplo. Além disso, pode-se usar esse tipo de animação para contar a história de uma marca em um vídeo institucional. Ou ainda explicar como deve-se utilizar um produto através de um vídeo tutorial.

5 principais vantagens do Whiteboard Animation

Agora que você já ligou “o nome à pessoa”, vamos conhecer quais são as vantagens desse formato de vídeo. Em seguida, apresentaremos as 5 principais:

01 – Chama mais atenção do público

O principal foco desses vídeos está nas imagens sendo desenhadas em tempo real. Essa é uma excelente maneira de chamar e prender a atenção dos espectadores. Além disso, como já comentamos no tópico anterior, essa técnica lembra o quadro de uma sala de aula. Assim, o Whiteboard Animation apresenta uma linguagem mais didática, facilitando a absorção do conteúdo por quem assiste.

Animações em whiteboard podem falar basicamente de qualquer assunto. No entanto, pequenas mudanças no texto ou no traço do desenhista, podem diferenciar o tom do seu conteúdo. Por isso, é importante escolher o ilustrador adequado e contar com um bom roteiro antes de produzir o vídeo.

02 – Proporciona diferencial competitivo em anúncios

Com a chegada da quarentena e muitas empresas migraram seus anúncios para o digital. Nesse sentido, anunciar na internet está cada vez mais concorrido. Por isso, encontrar formatos que ajudem a marca a se destacar é muito importante. Afinal, inovar nos formatos de conteúdo proporciona diferencial perante os concorrentes.

Em anúncios online, você pode vender produtos ou serviços ou explicar como utilizar corretamente determinada ferramenta, por exemplo, utilizando o whiteboard animation.

03 – Vídeos em whiteboard animation são mais flexíveis

Por aliar narração e imagens autoexplicativas, pode-se assistir aos vídeos em whiteboard em qualquer lugar. Isso permite maior possibilidade de utilização e reprodução do conteúdo em qualquer mídia e situação. Ou seja, eles podem ser inseridos em qualquer página de um website, em landing pages, redes sociais, blogs, e-mail etc. Além disso, podem até mesmo ser reproduzidos em reuniões, feiras e eventos internos e externos.

Com o whiteboard pode-se fazer versões diferentes do mesmo conteúdo. Por exemplo, modificando o CTA (call to action), ou inserindo técnicas diferentes nas ilustrações, como a utilização de canetinhas, giz de cera ou pastel. Enfim, as possibilidades são inúmeras, tudo vai depender da criatividade da equipe responsável pela produção.

04 – Vídeos memoráveis

O aspecto metafórico e lúdico do whiteboard faz com que ele seja memorizável. A vantagem de exibir a parte visual se formando na frente dos seus olhos, resulta em um formato de mensagem que realmente fixa na memória de quem assiste.

De acordo com um estudo divulgado pela Forbes, vídeos com essa técnica são até 3 vezes mais compartilhados do que os vídeos tradicionais. Em outras palavras, se o seu público lembrar do seu vídeo, também se lembrará da sua marca, e consequentemente vai espalhar boas notícias sobre a empresa.

05 – Alto retorno do investimento

Sem dúvidas, esse formato de vídeo se destaca quando o assunto é o retorno sobre o investimento, o ROI. Essa produção audiovisual tem custos consideravelmente mais baixos do que as produções com captação. Já que dispensam a contratação de atores e cenários, e a logística da equipe. Inclusive, muitas vezes é mais barato produzir uma animação em whiteboard do que em Motion Design ou tradicional (feita quadro a quadro). Além disso, os vídeos nesse formato possuem grande potencial de viralizar, além de serem muito didáticos. Isso pode gerar um retorno significativo se comparado a outras técnicas de animação.

Em suma, o whiteboard pode ser um divisor de águas na hora de divulgar o seu produto ou serviço. Mas lembre-se: os pilares desse tipo de vídeo são o roteiro e as ilustrações. Portanto, deve-se contratar bons profissionais para executar o projeto e garantir um bom resultado.

Nós da Bring Filmes temos um time preparado para qualquer tipo de produção audiovisual. Inclusive, veja esse vídeo em whiteboard que produzimos para o Google:

Gostou? Então, agende um café com a gente! Venha conhecer mais do nosso trabalho.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados *

Abrir chat
Olá precisa de ajuda?