Animação para vídeo: saiba o que fazer para não ficar de fora dessa trend

De acordo com estudos realizados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), animação para vídeo é uma área que movimenta cerca de R$ 4 bilhões no Brasil. O crescimento desse tipo de conteúdo está cada vez maior e tem ganhado muito espaço dentro dos setores que apostam em novas formas de se comunicar. São produções realizadas em plataformas de streaming, publicidade dentro da TV paga, em jogos de videogames, no cinema e também para o uso corporativo. Confira algumas novidades do setor e descubra como inserir vídeos animados na comunicação da sua empresa.

Crescimento do mercado de animação para vídeo

Como citado acima, o crescimento do mercado de animação para audiovisual ganhou força nos últimos tempos, em especial, durante a pandemia da Covid-19, em que a produção de conteúdos animados se tornou uma ótima alternativa para o mercado publicitário. As animações também são conhecidas como motion graphics, que podem ser peças gráficas pensadas para estar em movimento e que levam um ar mais leve e envolvente para os conteúdos, podendo ser usada desde conteúdos de entretenimento até vídeos institucionais.  

Devido ao fechamento de espaços físicos, impedindo a presença física de equipes de filmagem, atores e etc. nos sets de gravação, as produções realizadas de casa, ou seja, as animações, foram as maiores – e melhores! – alternativas para os diferentes mercados. A sétima temporada da série The Blacklist, por exemplo, contou com um episódio intitulado The Kazanjian Brothers, usando o formato 100% animado.

Outro ponto de destaque do mercado de animação para vídeo foi a procura de produtoras do exterior por serviços feitos no Brasil, isso devido à alta do dólar. Com a facilidade dos trabalhos remotos, a tendência é de que cada vez mais as animações brasileiras ganhem espaço no mercado internacional.

3 dicas para não errar na hora de animar

E como a animação para vídeo é uma tendência que já acontece e que continuará cada vez mais forte na comunicação audiovisual, o nosso designer, animador e fera dos motions, Matheus Fernandes, passou três dicas – de ouro! – para não errar na hora de animar um vídeo e conseguir deixá-lo o mais encantador possível. Confira!

1- Nada de telas muito estáticas

É fundamental não deixar as telas paradas demais e sempre ter algum elemento em movimento, algo acontecendo, afinal, animação conta com ação no nome, por isso precisa de dinamismo. Essa dica é importante para que o vídeo não fique cansativo, monótono, assim, o espectador não perde o interesse pelo assunto e as chances de ver o conteúdo até o final são muito maiores. Como o motion tem um objetivo específico (vender, gerar lead, engajar etc., por exemplo), ter o espectador sempre atento é um ponto positivo. Veja esse motion graphic que criamos para a UZZO, conta digital:

2- Priorizar a fluidez e o dinamismo nos movimentos

Colocar a fluidez e o dinamismo dos movimentos como prioridade entre as telas é outra dica importante na animação para vídeo. Isso ajuda a manter o espectador atento, mas também é importante para que a informação fique mais clara e organizada possível. Dessa forma, a absorção do conteúdo acontece de uma forma agradável para quem assiste. Basicamente, a ideia é que a pessoa assista a um vídeo de três minutos e pense que durou só um. Este é um segundo exemplo de vídeo que conta com um bom storytelling, o que ajuda as pessoas a assistirem o conteúdo por completo.

3- Evitar repetições

Trata-se um pouco da junção das duas dicas anteriores, ou seja, repetir muito uma mesma ideia ou imagem faz o espectador se cansar daquilo. O ideal é que o motion cresça, fique emocionante, ou engraçado, por exemplo, e, com isso, gere algum tipo de sensação em quem está vendo. Mas claro, sempre de acordo com o que pede o roteiro. Para que isso aconteça, é necessário trazer elementos novos para a animação. Lembre-se de surpreender quem vai assistir o conteúdo audiovisual.

Em resumo, a tendência mundial do setor de animação está crescendo e sendo cada vez mais valorizada. Por isso, se você ainda não aposta nesse tipo de conteúdo, saiba que chegou a hora de contar com mais emoção nos conteúdos audiovisuais. Para isso, entre em contato com a gente! Te ajudamos a pensar em todo o roteiro, storytelling, imagens e ideias que combinem com o seu negócio e que atraiam os clientes certos. A missão da Bring Filmes é trazer emoção para os vídeos, com muita luz, muita câmera, muita ação e animação!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados *

Abrir chat
Olá precisa de ajuda?