Como fazer vídeo marketing: 4 dicas para uma produção de sucesso

O vídeo marketing é a estratégia que une conteúdos audiovisuais para conseguir atrair, converter e manter os usuários engajados. Existem diversas possibilidades para esse tipo de ação, como vídeos de apresentação da empresa, vídeos que explicam sobre um produto ou serviço, ou vídeos informativos. Mas você sabe como fazer vídeo marketing para, realmente, atrair os consumidores da sua marca? E mais, sabe qual é a importância desse tipo de conteúdo em uma estratégia de marketing digital? Te convidamos a continuar a leitura e entender como e por que o vídeo marketing pode ajudar a gerar negócio para a sua empresa.

Por que investir nessa estratégia audiovisual?

Como já mencionamos, o vídeo marketing tem o objetivo de promover engajamento a partir do apelo audiovisual. Essa pode ser uma boa estratégia para turbinar os resultados do marketing de conteúdo ou inbound marketing, por exemplo. E, como o objetivo de toda – ou quase toda – empresa é conseguir converter leads em clientes, ou seja, vender mais, apostar nesse tipo de ação pode revolucionar o seu funil de vendas. Mas, calma, a gente vai explicar melhor como.

Produtos e/ou serviços mais claros

A partir de um bom conteúdo audiovisual, o seu produto ou serviço pode se tornar mais compreensível, independente do nível de instrução que o consumidor tiver. Pense, por exemplo, em um tutorial sobre instalação de chuveiro elétrico. Você prefere um texto sobre o assunto ou um vídeo com o passo a passo? Uma boa estratégia de vídeo pode aumentar a compreensão do público em até 74%. Isso significa que quando o público consegue assistir e entender sobre o que você oferece, a tomada de decisão para uma compra é certeira.

Melhor ranqueamento

Outro ponto de destaque é o ranqueamento que o vídeo marketing consegue alcançar nos mecanismos de busca. Muita gente pensa que somente conteúdos em texto contam com SEO, mas a estratégia beneficia também – e muito! – os conteúdos audiovisuais. Isso vale para YouTube, blog e até mesmo para o Google, o qual já apresenta vídeos como resultados em buscas por palavras-chave. Trata-se de uma ótima maneira de gerar tráfego qualificado para o seu site ou outros canais de divulgação online.

Mais engajamento nas redes sociais

Quando existe uma boa estratégia de vídeo, é muito mais fácil as pessoas perceberem a presença da marca nas redes. O conteúdo audiovisual consegue aumentar ainda mais o alcance das postagens do que qualquer outro formato. Quanto mais usuários são alcançados, ou seja, conseguem ter acesso ao seu conteúdo, maiores são as chances de conquistar curtidas, comentários e compartilhamentos em uma publicação. Como consequência do aumento de engajamento nas redes sociais, cresce o reconhecimento da marca e de seus produtos ou serviços, culminando no aumento das vendas.

Facilidade de funcionamento em diversas plataformas e dispositivos

Os vídeos assistidos via celular funcionam muito bem, diferentemente dos textos, por exemplo, que dependendo da extensão tornam o processo de leitura cansativo. Dificilmente os vídeos sofrem algum tipo de alteração quando vistos em outros equipamentos que não os computadores. Levando em consideração que o Brasil conta com mais de um smartphone em uso por habitante, a estratégia de vídeo marketing se mostra interessante para atrair diferentes públicos. Além disso, os grandes distribuidores de conteúdos audiovisuais, como o YoutTube, Vimeo, entre outros, já pensaram em trazer os smartphones para a realidade do marketing.

4 dicas de como planejar o seu vídeo marketing

Depois de entender um pouco mais sobre as funcionalidades dessa estratégia, agora vamos para a parte que nós, aqui na Bring Filmes, particularmente mais gostamos: a ação! Separamos quatro dicas de como fazer vídeo marketing e vamos compartilhar com você agora. Dá só uma olhada.

Escolha o tipo de vídeo

O primeiro passo consiste na escolha do vídeo que vai ser usado para a sua estratégia. Existem diversas opções para diferentes momentos, ações e perfis de negócio. Você pode escolher um vídeo que ajude nas vendas, eles são específicos para apresentar algum produto ou serviço e têm a intenção de influenciar a compra de maneira direta. Já os vídeos para engajamento, por exemplo, costumam ser vídeos institucionais com foco no branding, ou seja, na marca em si. E os vídeos comerciais, apesar de lembrarem os de venda, são aqueles que não contam com o foco na apresentação do item, mas, sim com um storytelling bem pensado para influenciar as pessoas a conhecerem, engajarem ou comprarem algo da marca.

Faça um bom storytelling

Como falamos dele no tópico anterior, por que não um específico para essa ação tão importante para o vídeo marketing – e todos os outros vídeos? O storytelling, nada mais é do que a arte de contar uma história. Seja a partir de imagens, de sons ou de palavras que realmente chamem a atenção. A principal função dele é proporcionar um significado para o vídeo. A Coca-Cola, por exemplo, é uma das maiores referências em storytelling. Quando foi que você assistiu a alguma propaganda da marca a respeito do refrigerante em si? Nunca, pois o que sempre prevalece são as histórias, sejam as reuniões de família, encontro com os amigos e a mais clássicas, as mesas de Natal.

Capriche na gravação

Atenção na hora da gravação dos vídeos, isso porque o público está cada dia mais exigente e busca por conteúdos de qualidade, o que também inclui a estética. Os equipamentos de imagem, áudio e iluminação são muito importantes na hora da produção, além, é claro, da coerência do vídeo. É muito importante que os seus clientes se identifiquem com a sua marca e entendam a mensagem que ela deseja passar.

Não esqueça da divulgação – uma boa divulgação!

Depois que o seu vídeo está pronto, é hora de disponibilizá-lo para que os seus clientes e futuros clientes assistam, mas é importante lembrar que não basta simplesmente publicar o conteúdo e esperar que a “mágica” aconteça. Lembre-se de otimizar o SEO do seu vídeo, cuidar da divulgação em cada rede social e fazer boas thumbnails.

Mas, se precisar de uma mãozinha especializada no assunto para ajudar o seu vídeo marketing a ter os resultados desejados, conte com a Bring Filmes. Nós somos especialistas em vídeos e temos a nossa irmã mais velha, Bring Marketing House, expert em inteligência para marketing digital, o que pode ajudar muito as novas estratégias do seu negócio, afinal, família que trabalha unida, permanece unida e conquista os resultados mais legais 😊

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados *

Abrir chat
Olá precisa de ajuda?