Por que investir na produção de vídeo institucional?

A produção de vídeo institucional é a melhor forma de apresentação de uma empresa. Os vídeos podem ser voltados não só para quem já conhece a marca, como também para quem ainda não teve contato com o negócio. Também podem mostrar os produtos, os serviços, a equipe e muito mais, já que são um ótimo transmissor da ideia central da marca. Muitas empresas já entenderam que essa produção é essencial para a imagem e para a comunicação. Mas existem algumas estratégias que são consideradas diferenciais. Você sabe quais são elas?

Se ainda não, nós convidamos você a continuar a leitura e entender como a produção de vídeo institucional pode ser benéfica para a sua empresa e quais os passos para alcançar o sucesso audiovisual. Acompanhe!

O que é um vídeo institucional?

Antes de mais nada, é importante explicar do que se trata. Quando entramos no site ou nas redes sociais de uma empresa, seja YouTube, LinkedIn, Facebook, entre outras, é muito comum nos depararmos com um conteúdo, em formato de texto ou vídeo, que conta um pouco mais sobre a empresa. Desde os produtos e/ou serviços, o manifesto e até apresentações dos departamentos e dos colaboradores.

Com uma linguagem adaptada ao posicionamento da empresa, a produção de vídeo institucional consegue gerar identificação entre a marca e sua audiência. Um dos pontos interessantes em relação aos vídeos é a diversidade de formatos que eles possuem, como entrevistas, imagens de arquivo, storytelling, entre outros, tudo a fim de promover o marketing institucional da empresa.

Por que apostar na estratégia audiovisual para sua empresa?

O meio audiovisual é um dos mais promissores e com melhores técnicas para se transmitir uma informação. Mais de 80% dos usuários preferem o conteúdo assistido, ao invés de ler um texto online, por exemplo. Além disso, mais de 82% do tráfego da internet é gerado por vídeos.

Nas redes sociais, também é possível se deparar com números interessantes para os vídeos. O Facebook, por exemplo, reúne 8 bilhões de visualizações diárias. O alcance de uma publicação em vídeo é 135% maior do que quando comparado com posts estáticos. Já o Instagram, a partir do mecanismo de stories, reúne mais de 50% de usuários que fazem compras online após visualizar os pequenos vídeos de 15 segundos na plataforma. Nos sites institucionais, as conversões tendem a aumentar de 27 a 46% para os modelos que contam com vídeos.

Com o aumento da concorrência, as empresas que apostam na produção de vídeo institucional saem na frente e tendem a alcançar a preferência dos consumidores, isso devido ao posicionamento claro e acessível que os vídeos proporcionam.

Não restam dúvidas de que, atualmente, os vídeos são o formato preferido de linguagem da população. Além disso, também são a melhor forma de atrair a atenção do público e de dar um up nas estratégias de marketing do seu negócio.

Os 5 passos para uma produção de vídeo institucional de sucesso

Tendo em vista a importância do vídeo para as empresas, é preciso se atentar aos detalhes. A linguagem, a qualidade da produção, além do tipo de público que sua empresa pretende atingir, são alguns dos pontos de atenção. A partir disso, você deve estar se perguntando: quais são os caminhos necessários para essa produção? Assim sendo, confira os 5 passos certeiros para produzir um bom conteúdo em vídeo.

1- Defina os principais objetivos

Em primeiro lugar, é preciso definir os objetivos que a sua empresa tem com a produção de vídeo institucional, afinal, são eles que vão auxiliar no alcance do sucesso desejado. É possível aumentar o reconhecimento da marca, apresentar novidades, engajar os usuários, conseguir mais visualizações para a sua página, entre outras ações.  

2- Crie um bom roteiro

Após definir quais são os objetivos, dê start na produção de um bom roteiro. Se engana quem pensa que os roteiros são úteis somente para grandes produções, como filmes e comerciais, por exemplo. Ele também é peça fundamental na produção de vídeo institucional. O roteiro é o guia para todos os passos seguintes, como as filmagens, animações, ilustrações, trilha sonora, locução etc.

3- Defina o tipo de vídeo

O próximo passo é a escolha do tipo de vídeo. Esse é um dos benefícios de se trabalhar com o formato audiovisual, já que são diversas possibilidades para comunicar, como:

  • entrevistas com os colaboradores da empresa;
  • vídeos com cases de sucesso;
  • apresentação da marca;
  • introdução de um novo produto ou serviço;
  • depoimentos de clientes;
  • tutoriais.

4- Conte uma história chamativa

O storytelling vai muito além da arte de contar boas histórias. Por ter a humanidade como protagonista, o storytelling consegue promover uma aproximação única entre marca e consumidor. É isso que gera um engajamento significativo, já que é muito mais fácil se identificar com uma boa narrativa do que com números e gráficos, por exemplo. Por isso, é importante que o vídeo conte com analogias interessantes, cenários – reais ou ilustrados – chamativos, tudo isso para que o público não esqueça o que assistiu e tenha a história da sua empresa sempre em mente.

5- Invista em qualidade

Tanto de equipamentos como de equipe. Falamos isso porque qualidade é sinônimo de sucesso. Por mais que os celulares consigam entregar ótimos resultados, por exemplo, os equipamentos de imagem conduzidos por uma equipe especializada podem promover takes com mais qualidade, áudios certeiros e o sucesso que a sua empresa procura – e merece.

Lembre-se, a maneira como a empresa é vista pelo mercado conta muito na hora que o cliente vai fechar uma compra, ou quando está buscando por indicação.  

Considere a produção de vídeo institucional para apresentar sua empresa

Em resumo, a consolidação da imagem da sua empresa será mais assertiva com a produção de vídeo institucional. Devido à grande versatilidade que os materiais audiovisuais têm, a adaptação aos objetivos da sua marca fica ainda mais fácil.

Por esses – e muito outros motivos –, te convidamos a conhecer um pouco mais do trabalho da Bring Filmes e as propostas de produção de vídeo institucional que podemos realizar para a sua empresa. Vem testar alguns takes com a gente? Entre em contato!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados *

Abrir chat
Olá precisa de ajuda?