As tendências de vídeo para 2021 que devem ser aplicadas no seu negócio

Já faz um tempo que os vídeos caíram no gosto dos internautas devido à facilidade com que o público absorve as informações audiovisuais, por isso, estamos vendo com cada vez mais frequência algumas tendências de vídeo. Em 2020, por conta do isolamento social e as mudanças de comportamento dos usuários em relação à internet, o consumo de vídeo aumentou de forma exponencial, já que eles se tornaram uma das principais formas de entretenimento, trabalho e educação. No entanto, esse foi somente um dos motivos que aceleraram o processo de consumo, produção e uso dos vídeos no dia a dia. Neste artigo, apresentamos algumas outras questões responsáveis pela grande aceitação dos vídeos e, claro, maior uso deles para crescimento de marcas.  

Por que os vídeos são tão populares no marketing?

Os vídeos são os reis do conteúdo e, por isso estão cada vez mais ativos no marketing digital e nas estratégias de divulgação das empresas. Isso porque esse formato conta com uma forte capacidade de atração, conversão e engajamento. De acordo com dados do Semrush, os vídeos têm 53 vezes mais chances de estarem na primeira página dos buscadores, além disso, as taxas de clique em conteúdos audiovisuais são 41% maiores. Outro ponto de destaque são as grandes chances de um site ser lembrado pelos usuários quando assistem um vídeo, que giram em torno de 70%. Os vídeos também são sucesso nas redes sociais, isso porque, de acordo com o Social Media Today, eles são compartilhados 1200% mais do que imagens estáticas com textos, por exemplo.

Deu para entender os motivos do sucesso dos conteúdos em audiovisual, né? Então, vem com a gente descobrir quais são os tipos de vídeos que mais vão fazer sucesso em 2021.

As TOP 5 tendências de vídeo marketing

1- Vídeos curtos

O Tik Tok foi um dos responsáveis – se não o maior –  pelo êxito dos vídeos curtos. Após essa tendência, o Instagram apresentou o Reels, formato que tem sido muito aceito e utilizado pelos usuários da rede e, inclusive, tem entrado no gosto de muitas marcas.

Vídeos de 6 a 10 segundos são os mais visualizados e, quando feitos de maneira estratégica, deixam os usuários curiosos para irem atrás de mais informações. Por isso, os vídeos curtos são ótimas formas de CTA (Chamadas para Ação) que levam as pessoas até o site, fornecem algum outro meio de contato ou que simplesmente façam as pessoas interagirem.

2- Storytelling para vídeos

O storytelling com elementos audiovisuais tem crescido cada vez mais e tende a ser uma grande aposta daqui para frente. É importante lembrar que diversos formatos de conteúdos podem virar vídeos quando contam com uma boa adaptação e um bom storytelling. GIFs, Motion Graphic, depoimentos, podcasts, slides de apresentação, entre outros, tem um valor estratégico muito interessante para o marketing digital com conteúdos em audiovisual.

3- Vídeos personalizados

Estamos na era da personalização. Cada vez mais as pessoas têm acesso às tendências e oportunidades e, com isso, conseguem escolher o que mais vai agradá-las e satisfazê-las. Quando falamos sobre vídeos personalizados, falamos sobre conteúdos pensados para cada receptor.

Aqui na Bring Filmes, por exemplo, já fizemos alguns vídeos personalizados bem bacanas, isso por conta do nosso diagnóstico atento em relação a linguagem da marca. No Case de Qualy Vita, foi feito um graphic motion interativo e de acordo com o briefing.

4- Base de dados

Esse assunto é bem recorrente dentro de campanhas de marketing digital. No entanto, contar com os dados para entender como os vídeos podem ajudar um negócio faz toda diferença. Somente as estatísticas podem mostrar o caminho e ajudar no conhecimento de público. Além disso, mostram quais são as melhores plataformas para atuar e auxiliam na hora de lançar os conteúdos. Fora isso, os dados também podem ajudar na escolha do melhor tema para o seu vídeo, ideal para melhorar o desempenho das estratégias.

5- SEO para vídeos

Outro assunto que é figurinha carimbada no marketing digital, e que se mostra como uma das maiores tendências de vídeo marketing é o SEO. Como os mecanismos de pesquisa estão sempre se renovando e ficando cada vez mais inteligentes, é fundamental contar com vídeos otimizados para melhorar os resultados de pesquisas. Em 2018, o Google adicionou uma ferramenta de “Featured Videos” na página de resultados, que traz vídeos relacionados com as consultas que um usuário faz. Quem digita “Porto Seguro, Bahia”, por exemplo, consegue encontrar vlogs com dicas e apresentações da cidade, ou vídeos que são patrocinados por agências de viagem, as quais mostram o lugar.

Não esqueça da divulgação

Esse é um dos passos mais importantes dentro de uma boa estratégia digital: a divulgação. Seja por patrocínio ou orgânica, é preciso que os seus vídeos cheguem até os seus prospects. É importante que eles consigam interagir, compartilhar e encontrar esses conteúdos com facilidade sempre que quiserem ou precisarem. Por isso, tenha um site com uma boa usabilidade no mobile e no desktop, um canal (no YouTube, no Vimeo, entre outros) organizado, além de redes sociais ativas e com um bom SAC.

E aí, decidiu qual das tendências de vídeo vai seguir para alavancar o seu marketing? Então, conte com os especialistas da Bring Filmes para te ajudarem na elaboração dos seus conteúdos em audiovisual. E você também pode ter o auxílio da Bring Marketing House para estratégias digitais realmente certeiras.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados *

Abrir chat
Olá precisa de ajuda?