TOP 5: tipos de gatilhos mentais para vídeos

Muito se fala em tipos de gatilhos mentais no universo digital. Essa estratégia é uma das responsáveis pelas conversões dos usuários, ou seja, as ações que eles tomam ao se deparar com um conteúdo audiovisual, escrito, desenhado, entre outros. Pensando nisso, trouxemos algumas informações sobre este mecanismo, além de 5 tipos de gatilhos mentais para você começar a usar nos seus vídeos. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que são os gatilhos mentais?

Antes de partimos para as dicas a respeito dos gatilhos mentais, vamos explicar um pouco mais sobre eles. Uma boa definição para esse mecanismo são as decisões que o cérebro toma frente a alguma situação. Um estudo da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), mostrou que a ação de escolher pode ter três fases:

  1. O cérebro decide o que vai ser feito de forma inconsciente;
  2. Tal decisão vai para o consciente de maneira racional;
  3. A seguir, a forma de agir ocorre a partir da decisão que foi tomada.

Geralmente, essas ações fazem parte de situações rápidas do dia a dia. Somente quando se trata de uma decisão mais séria que precisa ser tomada, é que se tem o ato de pensar e repensar sobre o assunto.

No marketing, por exemplo, os gatilhos mentais são muito usados para entender um pouco mais sobre o comportamento dos usuários, de modo a conseguir conquistá-los a partir das ações que eles mesmos tomam. Por exemplo, quando se lê ou se ouve que um produto está com o estoque limitado, o cérebro já faz ligação com a escassez e, para garantir que se tenha o produto ou serviço que já está acabando, gera-se o impulso de compra.

Como usar gatilhos em estratégias de vídeos?

Os vídeos são os conteúdos mais assistidos pelos brasileiros. De acordo com um estudo realizado pela “Inside Vídeo, o número chega a 80% quando se trata de audiovisuais gratuitos, enquanto a média global é de 65%. Quanto às redes sociais, o Brasil dispara em 75%, enquanto o restante do globo fica em 57% de usuários que assistem vídeos nesses canais.

A partir de tais informações, pode-se começar a pensar no uso dos gatilhos mentais em conteúdos audiovisuais. Por exemplo, é possível instigar o usuário a realizar uma compra a partir de depoimentos de outros clientes em vídeos. Também é possível realizar um convencimento racional a respeito das funcionalidades de um produto ou serviço ou, então, uma demonstração de uso a partir de vídeos tutoriais. Mas para ficar ainda mais claro como fazer, confira 5 tipos de gatilhos mentais para vídeos a seguir.

Top 5 tipos de gatilhos mentais para uso em vídeos

1- Gatilho de história

As histórias são passadas de geração em geração e é através dela que podemos gerar a identificação do usuário com a história que está sendo contada no vídeo. A técnica de storytelling, por exemplo, se mostra como um excelente gatilho mental, já que facilita o entendimento do espectador com uma narrativa completa, contando com início, meio e fim. Um bom exemplo para a aplicação do storytelling no vídeo é falar sobre a procedência do que está sendo oferecido, é ela quem vai dizer onde e como tudo começou, além de onde a marca está e qual o lugar em que deseja chegar.

Aqui temos um exemplo de vídeo que conta uma boa – e deliciosa – história, a qual consegue gerar entendimento no público a respeito do evento.

2- Gatilho de autoridade

A empresa que consegue passar credibilidade para os seus clientes também consegue vender mais. E confiança é algo que pode ser construído a partir de decisões estratégicas. O marketing de conteúdo, como já mencionamos anteriormente, pode se tornar vídeo de conteúdo e ser um ótimo agregador de valor, além de ser também uma forma de transformar a empresa em autoridade de nicho e sempre ser lembrada pelos consumidores.

3- Gatilho de urgência

Esse é um dos tipos de gatilhos mentais mais utilizados. Ele tem o poder de despertar um senso de imediatismo no público, de modo a fazê-los sentir que precisam tomar uma atitude. É isso que leva a uma compra, por exemplo. Assim, os vídeos com senso de urgência conseguem convencer o público, além de mostrar o produto ou serviço de forma mais detalhada.

4- Gatilho de prova social

Muitas pessoas tomam decisões a partir de experiências de terceiros, por isso, a prova social também se mostra como um gatilho mental extremamente importante. Vídeos de depoimentos de outros clientes podem ajudar na decisão de compra, além de ser uma amostra de customer success, ou seja, o sucesso que o cliente alcançou ao ter o serviço ou produto da empresa, o qual agora ele compartilha.

5- Gatilho de reciprocidade

Quando o usuário recebe algum tipo de incentivo para estar e permanecer acompanhando a marca, por exemplo, trata-se de um gatilho de reciprocidade. Quando existe a entrega de um conteúdo em forma de tutorial, de entrevista, ou então um top 10, sempre proporcionando informações de qualidade para os usuários, eles recebem, usam, compartilham e voltam para assistir mais.

Em resumo, esses são alguns dos tipos de gatilhos mentais. Eles podem fazer uma grande diferença nas estratégias de vídeo para o seu negócio, além de garantirem as reações que você espera do seu público. Esse meio é muito eficiente para ativar as emoções das pessoas, coisa que a Bring Filmes também faz muito bem! Se precisar de auxílio para desenvolver vídeos certeiros com gatilhos que funcionem para fazer os olhos do seu público brilharem, conte com a gente!  

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados *

Abrir chat
Olá precisa de ajuda?