Vídeo Tutorial: como fazer e qual a importância?

Entre os diversos formatos de vídeo que se pode optar para engajar e educar o seu público, o vídeo tutorial se destaca pelos resultados que gera. De acordo com uma pesquisa realizada pela OptinMonster, o audiovisual pode aumentar o alcance da sua marca em até 54%. Além disso, quando se trata de um vídeo tutorial, além da vasta procura por esse modelo, sua marca também pode adquirir algumas vantagens. Por exemplo, conquista de maior autoridade no assunto e, consequentemente, aumento da percepção de marca. Se você quer saber mais sobre as principais vantagens e dicas para produzir um vídeo tutorial, continue com a gente nesse artigo.

O que é um vídeo tutorial?

Provavelmente você já pesquisou no Youtube a melhor maneira de realizar alguma tarefa. Seja na culinária, exercícios físicos, empreendedorismo ou até mesmo no artesanato. É disso que se tratam os tutoriais, eles são qualquer material audiovisual que tem como objetivo ensinar a audiência a realizar uma tarefa. Pode parecer simples, já que qualquer tarefa ou assunto pode virar um vídeo tutorial, mas não é bem assim. Para produzir um bom material e atender às buscas do público, é preciso de muita pesquisa prévia, e também de bastante alinhamento com sua audiência.

Por que produzir um vídeo tutorial?

Uma coisa é certa: se o público não entende do que se trata o seu produto/ serviço e como ele funciona, ele não realiza a compra. Dependendo do seu segmento, nem sempre é uma tarefa fácil fazer com que seus clientes entendam do seu negócio. Além de didático, um vídeo tutorial tem ótimo desempenho quando se trata de propagação orgânica. É o que acontece quando um usuário tem uma boa experiência com o seu vídeo, pois isso pode ser convertido em uma melhor performance nas redes sociais. Assim como um aumento na procura e na venda da sua mercadoria. Por isso é tão importante que seu conteúdo esteja alinhado ao posicionamento da imagem da sua empresa.

Esteja sempre por dentro das ferramentas que te ajudam a crescer. Saber o básico de como criar um bom tutorial te faz mais crítico quando for contratar um bom profissional. Além disso, é de extrema importância que você tenha bons profissionais desenvolvendo a sua comunicação. Nós da Bring Filmes, com mais de seis anos no mercado, somos focados na elaboração de materiais audiovisuais de qualidade, para gerar os melhores resultados para a sua empresa. Por isso, separamos várias dicas para você se sair bem na produção de um bom vídeo tutorial:

01 – Pense no tema

É importante pensar e se aprofundar o máximo possível no tema que será abordado. Entender as novidades e necessidades de um determinado assunto é a chave para um vídeo tutorial certeiro. Portanto, ser um especialista em determinado tema é essencial para que o conhecimento compartilhado seja mais efetivo.

02 – Escolha o tipo

Dentro do leque de possibilidades que esse tipo de vídeo oferece, temos subcategorias que são mais efetivas para determinados tipos de público, por exemplo:

  • O Screencast é aquele vídeo que reproduz a tela do computador de quem está ensinando o assunto. Utiliza-se muito esse formato para mostrar a execução de programas, edição de música, apresentação de softwares, sites etc.
  • A Videoaula também é bastante útil para exemplificações ou assuntos que precisam ser mais didáticos. Pois sua característica dominante é a presença de um instrutor falando diretamente com o público, como se fosse um professor em uma sala de aula. Esse modelo é bastante usado, por exemplo, em tutoriais de maquiagem, gastronomia, artesanato etc.
  • O Hands On é um formato mais focado no visual. Também usa-se bastante para temas que necessitam de demonstrações práticas, e não necessariamente carecem de uma locução ou um instrutor falando o tempo todo. É o popular “mão na massa”.
  • Animação é um ótimo modelo para tutoriais. Também sem a necessidade de um tutor, são mais indicadas para temas que originalmente precisam de uma produção muito complexa. Isso pode, inclusive, inviabilizar a produção, seja por custo ou por outras barreiras, como o distanciamento social. Entretanto, esses problemas resolvem-se facilmente com uma animação no melhor estilo Motion Design.

03 – Elabore um roteiro para o seu vídeo tutorial

Depois de definir o melhor modelo, é hora de preparar o conteúdo.
É preciso prestar atenção para não cair em clichês e, então, acabar ensinando o que todo mundo já sabe. Entender do assunto não é suficiente, é preciso que o vídeo seja dinâmico, vá direto ao ponto e o mais importante de tudo: que ele resolva as dúvidas da audiência.

Uma ótima forma de organizar um roteiro é separar por tópicos os assuntos que vão compor o vídeo. Já que a organização é fundamental para transmitir seu conteúdo com clareza. 

Uma ótima dica é: ensaie bastante. Essa etapa é importante principalmente nos formatos em que você aparecerá na imagem falando com o público. Durante os ensaios, preste bastante atenção na retórica e na linguagem corporal, pois sua gestualização é muito importante na hora de captar a atenção da audiência.

04 – Prepare os equipamentos

Depois de um bom roteiro já definido e ensaiado, o próximo passo é preparar o material para gravação. Separe todo o material que irá usar durante a gravação, desde equipamentos técnicos como câmera, tripé, microfone, até os utensílios que utilizará durante a didática do tutorial. Separar tudo antes de gravar pode parecer óbvio, mas basta um item esquecido durante a filmagem e você perderá toda uma linha de raciocínio.

05 – É hora de gravar!

Antes de apertar o play de fato, preste bastante atenção nos detalhes que podem favorecer sua gravação, são eles:

Cenário: Prepare um ambiente livre de bagunças e que seja condizente com o tom da sua marca, bem como com o tema do vídeo que será gravado.

Iluminação: É um dos elementos mais deixados de lado dentro de uma produção audiovisual, mas é justamente a luz que transforma uma produção amadora em algo mais profissional, por isso, capriche nesse ponto. Use e abuse da iluminação natural do cômodo, ou grave em áreas externas, se caso não houver, conte com os equipamentos de iluminação para auxiliar. Tudo pronto? Então: Luz, câmera e ação!

06 – Pós-produção

Até agora só falamos da pré e da produção. Criar vídeos tutoriais também exigem bom esforço e conhecimento em edição. É aqui onde a mágica acontece, confira:

  • Na edição é importante deixar o vídeo dinâmico, por isso, remova pausas na fala, vícios de linguagem, erros no roteiro etc.
  • Selecione as cenas que usará no material final, use os tópicos do roteiro como base, ou os reorganize se achar melhor.
  • Realize tratamentos no áudio para melhorar sua voz e torná-la mais nítida, além de sempre eliminar ruídos externos ou chiados.
  • Edite o visual, melhore o contraste, saturação, corrija imperfeições, se preciso for. A imagem é fundamental para uma boa experiência com o público e um bom vídeo profissional sempre passa por ajustes na imagem.
  • Em vídeos tutoriais, inserção de efeitos de texto ou animações são sempre bem-vindas para ajudar na didática. Lembre-se: quanto mais o seu vídeo solucionar dúvidas, melhor.
  • Por último, defina uma Thumbnail. Sabe aquela imagem que você vê antes de clicar no vídeo, como uma capinha? É uma thumbnail. Um artifício de grande relevância na hora de chamar a atenção do público com o primeiro impacto.

07 – Divulgação

Depois de tanto trabalho produzindo, ainda não chegou a hora de descansar. Independentemente de como for o seu vídeo tutorial, ou de qual seja o seu produto, de nada vale toda a produção, se ninguém assistir, não é mesmo? Então, capriche na divulgação! Algumas dicas são: use e abuse das redes sociais para espalhar o seu conteúdo. Além disso, dá para apostar em SEO para vídeos: palavras-chave com um bom tráfego, descrições estratégicas, inserção de cards e thumbnails são algumas ações que dão certo.

Ufa, bastante coisa, não? Vídeos tutoriais são uma ótima ferramenta de atração de leads e trarão ainda mais credibilidade para a sua marca. Por isso, é importante que o trabalho seja bem feito, do começo ao fim.

Sabe quem é expert nesse assunto? Nós da Bring Filmes!
Cuidamos de todos os passos, do começo ao fim de uma produção audiovisual, além de termos as melhores ferramentas e estratégias para atender a sua necessidade.

Gostou das dicas? Fique ligado que logo teremos mais artigos como esse.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados *

Abrir chat
Olá precisa de ajuda?